Foto do escritorDra Larissa da Silva

Se você sangrasse toda vez que lavasse as mãos, acharia isso normal?

Eu acredito que não, e porque acha normal quando há sangramento gengival ao passar fio dental?

O sangramento da gengiva e outros sinais e sintomas como inchaço, dor e vermelhidão são resultados de um quadro chamado gengivite, uma inflamação da gengiva que tem como principal causa à má higienização.

A gengivite pode se agravar, se transformando em Gengivite Ulcerativa Necrosante, conhecida como a “doença das trincheiras” onde há dor e hemorragia, produção excessiva de saliva e hálito fétido, podendo causar mal-estar e fadiga. As pontas das gengivas entre os dentes desgastam-se e se tornam feridas (úlceras) cobertas por uma camada cinzenta de tecido morto, os linfonodos sob o maxilar podem inflamar e levar a um estado febril.

Além da Gengivite Ulcerativa Necrosante, sem os cuidados necessários, a gengivite pode evoluir para a periodontite, doença que compromete o osso ao redor do dente, que promove sua sustentação, provoca reabsorção óssea, retração da gengiva e, consequentemente, mobilidade e perda dos dentes.

Existem alguns fatores que aumentam a chance de o indivíduo apresentar a periodontite:

• Predisposição genética

• Fumo

• Diminuição da imunidade, como ocorre em doenças com leucemia, HIV/AIDS.

• Medicamentos

• Abuso de substâncias, como álcool e drogas

• Problemas dentários estruturais

A escovação adequada dos dentes e o uso do fio dental especialmente e o acompanhamento odontológico duas vezes por ano, são medidas essenciais para prevenir a gengivite, a periodontite e suas complicações.

1.155 visualizações0 comentário